Dividido em cinco encontros, o professor Márwio Câmara reflete sobre o primeiro romance de um dos maiores escritores da literatura moderna de língua inglesa.
Com a parceria do site The Quarentena e a página James Joyce Brasil, o professor e crítico literário Márwio Câmara resolveu produzir e disponibilizar um curso completamente gratuito, trazendo reflexões a respeito do romance Um retrato do artista quando jovem, publicado em 1916.
Em homenagem ao Bloomsday, os leitores joyceanos vão poder assistir ao curso na íntegra, sem pagar nada. O projeto traz diferentes aspectos do livro tratados durante a pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários do jornalista, debruçando-se sobre a bibliografia do escritor.
No primeiro módulo da aula, Márwio faz uma breve introdução trazendo conceitos teóricos da escola aristotélica a respeito de Mímesis, tece questões relacionadas ao artigo de Roland Barthes, intitulado A morte do autor, mas sem deixar de analisar que vida e obra do autor se confluem o tempo todo, como em um jogo de espelho.
Módulo 1